Carathéodory vs Littlewood
Temos definidos de duas formas os conjuntos Lebesgue mensuráveis:
- (Carathéodory) E é mensurável se para todo A⊂Rd vale m∗(A)=m∗(A∩E)+m∗(A∩Ec)
- Para todo ϵ>0 existe aberto U tal que m∗(U∖E)≤ϵ.
Vamos mostrar a equivalência destas duas definições.
(1) → (2): Pela regularidade exterior teos U tal que m∗(U)≤m∗(E)+ϵ. Agora pela (1) temos (substituindo U por A na definição de Carathéodory) m∗(U)=m∗(E)+m∗(U∖E) e portanto m∗(U∖E)≤ϵ.
Agora vamos mostrar que (2) → (1). Primeiramente observe que pela (2) temos U tal que m∗(U∖E)≤ϵ.
Lembre que basta mostrar que para qualquer A temos m∗(A)≥m∗(A∩E)+m∗(A∩Ec).
Vamos usar um lema que quase termina a demonstraçaõ:
Lema: Qualquer conjunto aberto U é mensurável pela definição de Carathéodory.
Seguindo com a demonstração:
m∗(A)=m∗(A∩U)+m∗(A∩Uc)≥m∗(A∩E)+m∗(A∩Uc) Entretanto A∩Ec⊂(A∩Uc)⋃(U∖E) e portanto pela subaditividade temos m∗(A∩Uc)≥m∗(A∩Ec)−m∗(U∖E)≥m∗(A∩Ec)−ϵ. e portanto concluimos que m∗(A)≥m∗(A∩E)+m∗(A∩Ec)−ϵ.
&&&&&&&&&&
Demonstração do Lema (conjuntos abertos são Carathéodory mensurável): Pela regularidade exterior podemos tomar G aberto tal que m∗(G)≤m∗(A)+ϵ. Basta então mostrar que m∗(G)=m∗(G∩U)+m∗(G∩Uc) que pode ser verificado, por exemplo, usando a aditividade de medida para conjuntos mensuráveis disjuntos.
♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣♣
Medida sem Topologia!
A definição à la Littlewood parece mais intuitiva, porém a definição Carathéodory pode ser utilizada em espaços mais abstratos. Essencialmente dada qualquer medida exterior, i.e uma função f:P(X)→R+∪{∞} satisfazendo
- f(∅)=0
- E⊂F então f(E)≤f(F)
- subatividade : f(∪En)≤∑f(En)
Podemos definir E mensurável se satisfizer a condição de Carathéodory. Assim podemos definir que a classe de conjuntos mensuráveis é uma sigma-álgebra.
De fato primeiramente mostramos que é uma álgebra. Vamos ver , por exemplo, que a união de dois conjuntos mensurável é mensurável. Precisamos mostrar que para qualquer A⊂X
f(A)=f(A∩(E∪F))+f(A∩(E∪F)c) Observe que f(A∩(E∪F))=f(A∩(E∪F)∩E)+f(A∩(E∪F)∩Ec)=f(A∩E)+f(A∩F∩Ec) agora somando este termo com f(A∩(E∪F)c)=f(A∩Ec∪Fc) e usando mensurabilidade de F obteremos f(A∩E)+f(A∩Ec)=f(A). Duas vezes usamos a definição de mensurabilidade de E.
Agora que temos álgebra de conjuntos mensuráveis, podemos provar que temos de fato sigma-álgebra. Aqui vamos usar essencialmente a propriedade substividade de medida exterior.
Por efeito, sejam En mensuráveis e vamos provar que E:=∪En é mensurável. Denotamos por Fn:=∪ni=1Ei e portanto Fn⊂E e consequentemente Ec⊂Fcn.
Observe que f(A)=f(A∩Fn)+f(A∩Fcn)=n∑i=1f(A∩Ei)+f(A∩Fcn)
≥monotonicidaden∑i=1f(A∩Ei)+f(A∩Ec)
Já que para todo n temos o resultado acima, então
f(A)≥∞∑i=1f(A∩Ei)+f(A Ec)≥subaditividadef(A∩E)+f(A∩Ec) e isto mostra que E é mensurável.
Discussion