Funções mensuráveis
Como conjuntos Lebesgue mensuráveis são “uma extensão de conjuntos abertos”, funções mensuráveis são “extensão de funções contínuas”. De fato, como vamos discutir, uma definição de uma função f:Rd→R∪∞ ser Lebesgue mensurável é que a pré-imágem de um conjunto aberto seja Lebesgue mensurável.
É razoável que a definição seja de tal forma que 1E (função característica) seja mensurável para E Lebesgue mensurável. Funções de tipo ∑ci1Ei onde ci∈R são chamadas funções simples.
Definições equivalentes de uma função f:Rd→[0,∞] ser Lebesgue mensurável
Teorema: As definições listadas abaixo são equivalentes.
1. f é limite pontual de uma sequência de funções simples não negativas (podenso assumir valor infinito).
2. f é limite pontual de uma sequência de funções simples em quase todo ponto
3. f é supremo de uma sequência de 0≤f1≤f2⋯ de funções simples todas limitadas com suporte de medida finita.
As definições acima todas foram elaboradas com convergência de sequência de funções. ou seja, uma função é mensurável quando é limite de funções simples!Entretanto todas as definições acima são equivalentes com seguinterds definições: “pre-imagem de abertos é mensurável”
4. Para qualquer λ∈[0,∞], {f>λ} é Lebesgue mensurável
5. Para qualquer λ∈[0,∞], {f≥λ} é Lebesgue mensurável
6. Para qualquer λ∈[0,∞], {f<λ} é Lebesgue mensurável
7. Para qualquer λ∈[0,∞], {f≤λ} é Lebesgue mensurável
8. Para qualquer I⊂[0,∞] intervalo aberto, f−1(I) é Lebesgue mensurável
9. Para qualquer U⊂[0,∞] aberto, f−1(U) é Lebesgue mensurável
10. Para qualquer K⊂[0,∞] fechado, f−1(K) é Lebesgue mensurável
Demonstração:
(2) implica (4): Basta observar que f(x)=lim supfn(x) para qtp x. Então {f>λ}=∪M>0∩∞N=1{supn≥Nfn(x)>λ+1M} (fora de um conjunto de medida nula) que por sua vez é igual a ∪M>0∩∞N=1∪n≥N{fn(x)>λ+1M} Lembrem que cada um dos conjuntos apresentados é mensurável por fn ser uma função simples. Finalemtne lembrando que união e interseção de mensuráveis pela definição é mensurável.
As afirmações (4) até (10) são equivalente usando análise básica e definição de sigma-álgebra: fechado por complementar e uniõa enumerável.
Agora vamos mostrar que essas afirmações (4)-(10) implica (3) que é algo funcional e forte.
Definimos fn(x):=max{k2−n;k∈N,k2−n≤min(f(x),n)} quando |x|≤n e fn(x)=0 para |x|>n.
Vejam que (2k)2−(n+1)=k2−n e portanto pela definição fn+1(x)≥fn(x). Agora precisamos mostrar que f(x)=supfn(x). sabemos que fn(x) é crescente e sempre menor do que f(x) e portanto supfn(x)≤f(x). Entretanto dado qualquer ξ<f(x) podemos escolher um número diádico k2−n entre ξ e f(x) e portanto fn(x)>ξ.
Finalmente observem que cada fn é uma função simples que assume apenas alguns valores que são n´¨meros diádicos. Por outro lado para quaisquer valor c assumido por fn podemos ver que f−1n(c) é um conjnunto Lebesgue mensurável de Rn. (apenas imaginem os pontos diádicos na imagem de função e considere pre-imagens pela f).
Observem que pela definição, uma função é Lebesgue mensurável se a pré-imagem de qualquer conjuto em sigma-álgebra de Borel pertencer a sigma-álgebra de Lebesgue! De fato se considerarmos C como o conjunto de todos os E's tais que f−1(E) é Lebesgue mensurável então C é uma sigma-álgebra. Além disso, pode definição contem todos os abertos e portanto contém todos os conjuntos de Borel.
Em geral dados dois espaços de medida (X,B),(Y,C) uma função f:X→Y é dita mensurável, quando f−1(C)∈B para qualquer C∈C.
Sabe por quê uma função Lebesgue mensurável foi definida como mensurável de Lebesgue a Borel? Resposta