Processing math: 100%

User Tools

Site Tools


funcoesmensuraveis

Funções mensuráveis

Como conjuntos Lebesgue mensuráveis são “uma extensão de conjuntos abertos”, funções mensuráveis são “extensão de funções contínuas”. De fato, como vamos discutir, uma definição de uma função f:RdR ser Lebesgue mensurável é que a pré-imágem de um conjunto aberto seja Lebesgue mensurável.

É razoável que a definição seja de tal forma que 1E (função característica) seja mensurável para E Lebesgue mensurável. Funções de tipo ci1Ei onde ciR são chamadas funções simples.

Definições equivalentes de uma função f:Rd[0,] ser Lebesgue mensurável

Teorema: As definições listadas abaixo são equivalentes.

1. f é limite pontual de uma sequência de funções simples não negativas (podenso assumir valor infinito).

2. f é limite pontual de uma sequência de funções simples em quase todo ponto

3. f é supremo de uma sequência de 0f1f2 de funções simples todas limitadas com suporte de medida finita.

As definições acima todas foram elaboradas com convergência de sequência de funções. ou seja, uma função é mensurável quando é limite de funções simples!Entretanto todas as definições acima são equivalentes com seguinterds definições: “pre-imagem de abertos é mensurável”

4. Para qualquer λ[0,], {f>λ} é Lebesgue mensurável

5. Para qualquer λ[0,], {fλ} é Lebesgue mensurável

6. Para qualquer λ[0,], {f<λ} é Lebesgue mensurável

7. Para qualquer λ[0,], {fλ} é Lebesgue mensurável

8. Para qualquer I[0,] intervalo aberto, f1(I) é Lebesgue mensurável

9. Para qualquer U[0,] aberto, f1(U) é Lebesgue mensurável

10. Para qualquer K[0,] fechado, f1(K) é Lebesgue mensurável

Demonstração:

(2) implica (4): Basta observar que f(x)=lim supfn(x) para qtp x. Então {f>λ}=M>0N=1{supnNfn(x)>λ+1M} (fora de um conjunto de medida nula) que por sua vez é igual a M>0N=1nN{fn(x)>λ+1M} Lembrem que cada um dos conjuntos apresentados é mensurável por fn ser uma função simples. Finalemtne lembrando que união e interseção de mensuráveis pela definição é mensurável.

As afirmações (4) até (10) são equivalente usando análise básica e definição de sigma-álgebra: fechado por complementar e uniõa enumerável.

Agora vamos mostrar que essas afirmações (4)-(10) implica (3) que é algo funcional e forte.

Definimos fn(x):=max{k2n;kN,k2nmin(f(x),n)} quando |x|n e fn(x)=0 para |x|>n.

Vejam que (2k)2(n+1)=k2n e portanto pela definição fn+1(x)fn(x). Agora precisamos mostrar que f(x)=supfn(x). sabemos que fn(x) é crescente e sempre menor do que f(x) e portanto supfn(x)f(x). Entretanto dado qualquer ξ<f(x) podemos escolher um número diádico k2n entre ξ e f(x) e portanto fn(x)>ξ.

Finalmente observem que cada fn é uma função simples que assume apenas alguns valores que são n´¨meros diádicos. Por outro lado para quaisquer valor c assumido por fn podemos ver que f1n(c) é um conjnunto Lebesgue mensurável de Rn. (apenas imaginem os pontos diádicos na imagem de função e considere pre-imagens pela f).

Observem que pela definição, uma função é Lebesgue mensurável se a pré-imagem de qualquer conjuto em sigma-álgebra de Borel pertencer a sigma-álgebra de Lebesgue! De fato se considerarmos C como o conjunto de todos os E's tais que f1(E) é Lebesgue mensurável então C é uma sigma-álgebra. Além disso, pode definição contem todos os abertos e portanto contém todos os conjuntos de Borel.

Em geral dados dois espaços de medida (X,B),(Y,C) uma função f:XY é dita mensurável, quando f1(C)B para qualquer CC.

Sabe por quê uma função Lebesgue mensurável foi definida como mensurável de Lebesgue a Borel? Resposta

funcoesmensuraveis.txt · Last modified: 2023/05/31 14:26 by 127.0.0.1