User Tools

Site Tools


funcaoinversa

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revisionPrevious revision
Next revision
Previous revision
funcaoinversa [2021/08/06 18:18] tahzibifuncaoinversa [Unknown date] (current) – removed - external edit (Unknown date) 127.0.0.1
Line 1: Line 1:
-Agora que provamos teorema da função inversa, é simples demonstrar o teorema da função inversa que é um resultado clásscio. 
- 
-====== Teorema da função inversa ====== 
-: Seja $f : U \subset \mathbb{R}^m \rightarrow \mathbb{R}^m$ uma função $C^r, 1 \leq r \leq \infty$ e suponhamos que $Df_p$ é inversível para algum $p \in U$ (aberto), então $f$ é um difeomorfismo $C^r$ de uma vizinhança de $p$ a sua imagem, i.e existe $ V \subset U$ contendo $p$ tal que a restrição $f : V \rightarrow f(V)$ é inversível e sua inversa também é diferenciável. 
- 
-Demonstração: Seja $F(x, y) = f(x) - y$. Claro que $F$ é $C^r$ e além disto $F(p, f(p) = 0$ a derivada de $F$ com respeito de $x$ em $p$ é $Df_p$ e portanto inversível. Podemos aplicar teorema função implicita ($x, y$ são trocados com respeito dos enunciado do teorema da função implícita) e escrever $x$ como uma função de $y$, ou seja existe uma função $h : V \rightarrow U_0$ tal que $F(h(y), y) =0$ e portanto  
-$$ 
- f(h(y))=y  , f \circ h = id|V. 
-$$ 
- 
-Ist mostra que $h$ é uma inversa direita para $f$. 
-Para provar que $h$ define uma função inversa local para $f$ basta mais um pouco de trabalho e usando que $h$ obtida pelo Teorema função implícita é única: 
- 
-Seja $U_1 = \{x \in U_0, f(x) \in V\}$ vamos mostrar que: 
-  - $U_1$ é uma vizinhança de $p$ 
-  - $h$ é uma inversa direita de $f|_{U_1}$ i.e, $f|_{U_1} \circ h = id|_{V}$ 
-  - $h$ é inversa esquerda de $f|_{U_1}$ i.e, $h \circ f|_{U_1} = id|_{U_1}$ 
- 
  
funcaoinversa.1628284722.txt.gz · Last modified: 2021/08/06 18:18 by tahzibi