User Tools

Site Tools


fermat

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revisionPrevious revision
Next revision
Previous revision
fermat [2022/02/21 20:25] – external edit 127.0.0.1fermat [Unknown date] (current) – removed - external edit (Unknown date) 127.0.0.1
Line 1: Line 1:
-<color #ed1c24>(texto retirado do livro infinite powers, Strogatz) 
-</color> 
  
-A versão do cálculo diferencial do Fermat  é um excelente casamento entre álgebra e análise. Um dos problemas que ele considerou foi um simples adaptação de (hoje em dia) um exercício de otimização: 
- 
-Imagine que você quer fabricar uma caixa com base  quadrada  $  x$ por  $  x $ e altura adequada para comprir regra de uma empresa aérea: A soma das medidas (altura, comprimento e largura) das caixas não podem ultrapassar 45 inchs. Quais serão as medidas da caixa para ter máximo de volume? 
- 
-a intuição pode sugerir que um cubo é a melhor solução. De fato é! Porém vamos ver como o Fermat abordou este tipo de problema. 
- 
-Primeiramente vamos utilizar símbolos algébricos (Primeiro texto usando álgebra para resolver problemas é pelo matemático Persa Al-Kharismi  cujo nome dá orígem a palavra algoritmo também): Denotando por  $  x $ o comprimento e largura e por $  45-2x   $ a alrtua, já que queremos volume máximo. Multiplicando as dimensões para obter volume, temos: 
- 
-  V(x)= x^2 (45 -2x)= 45x^2 - 2x^3$ 
- 
-Qual é o valor do  $  x $ para que o volume, i,.e,  $  V(x) $ seja máximo? 
- 
-Vamos esboçar o gráfico (usando geogebra)  da função  $  x \rightarrow V(x) $ para ter alguma ideia. ah, fiz uma contração na coordenada y para visualizar melhor. o gráfico abaixo é da função  $  x \rightarrow (45x^2-2x^3)/100  $ que tem o mesmo valor x onde tem seu máximo. 
- 
-"Dá para ver" que  $  x = 15   $ é o ponto onde a função alcança seu valor máximo no problema desejado.  Ok, um(a) cientista não trabalho apenas com olhos. precisamos argumentar mais rigorosamente. Veja o que o Fermat fez, já que não tinha geogebra e outras tecnologias (inclusive a derivada, vejamos nas próximas páginas a noção de derivada): 
- 
-Ele considerou a parte do gráfico da função entre  $  x=0   $ e  $  x=22,  $ e observou que as retas horizontais abaixo de nível do máximo intersectam o gráfico em dois pontos enquanto retas acima deste nível não o cruzam. No valor máximo a reta horizontal "deve" intersectar o gráfico apenas em um ponto! 
- 
-Então vamos botar a mão na massa! Quando a reta intersecta o gráfico em dois pontos  $   x=a, x=b   $(lembrem que apenas estamos considerando  $  x \geq  0   $) temos  $  V(a)=V(b)   $ e portanto 
- 
-  45a^2 - 2a^3 = 45b^2 -2b^3   $ 
- 
-rearranjando a equação acima temos: 
- 
-  45a^2 - 45b^2 = 2a^3 -2b^3   $ 
- 
-agora com uma pitada de álgebra básica concluímos: 
- 
-  45(a-b)(a+b) = 2(a-b)(a^2 + ab + b^2)   $ 
- 
-Bem, vamos dividir os dois lados da equação por  $   a-b   $. Podemos dividir? Sim, uma vez que  $  a \neq b    $. Beleza! Teremos: 
- 
-  45(a+b) = 2(a^2 + ab + b^2)   $. 
- 
-Agora vem o "pulo do gato Fermat"!  Neste momento, após de ter cancelado  $  a-b   $ dos dois lados da equação, ele vem e coloca  $  a=b   $ para achar o valor de tal ponto onde obteremos o máximo! 
- 
-  45(2a) = 2(a^2 + a^2 + a^2)   $ e portanto  $  90a = 6a^2   $ e o valor aceital será  
- 
-  a=15   $. 
- 
-<WRAP center round tip 60%> 
-====== Viva Fermat! ====== 
- 
-</WRAP> 
- 
- 
-Mas será que o Fermat fez algo ilegal? humm 
- 
-Não! De fato para  $  a   $ muito próximo a  $  b   $ teremos 
- 
-  90a \sim 2(a^2+a^2+a^2)     $. Em seguida, trocamos o símbolo de aproximação por igualdade! Ai, estmaos usando algum argumento de continuida 
fermat.1645485936.txt.gz · Last modified: 2022/02/21 20:25 by 127.0.0.1