-
a hora
Belo Horizonte
Congonhas
o Airbus de a TAM
problemas
especialistas
o reverso
a pista maior
a tragédia de o V...
o fato de Congonh...
Todas as Cadeias
SÃO_PAULO - Para [especialistas [1]] , [a tragédia de o Vôo 3054 [24]] não teria acontecido caso [o Airbus de a TAM [12]] tivesse pousando em Cumbica . Segundo [o perito aposentado [1]] de o Departamento_de_Segurança_de_Vôo , [Roberto_Peterka [1]] , mesmo com [problemas [10]] em [o reverso [11]] , [a aeronave [12]] teria pousado tranqüilamente . Por ser [a pista maior [13]] , [o piloto [13]] não precisaria ter que arremeter , se realmente foi isso que [ele [13]] fez , e teria espaço maior para a desaceleração , explica . . De_acordo com [Peterka [1]] , [o fato de [Congonhas [21]] [38]] ter [uma pista menor [38]] não significa [uma causa direta para [o acidente [24]] [38]] . [Isso [38]] não quer dizer que [o aeroporto de [Congonhas [21]] [21]] teve influência decisiva em [o acidente [24]] , conclui . . [O especialista [1]] também afirma que [o reverso , [11]] apontado como [possível causa [11]] , não pode ser considerado [o vilão de [o acidente [24]] [11]] . [O reverso [11]] é [um instrumento auxiliar [11]] em [a hora [39]] de frear [o avião [12]] , mas não é considerado [fator importante para o pouso [11]] , portanto , mesmo não funcionando , [ele [13]] poderia ter brecado [a aeronave [12]] sem [problemas [10]] , diz . . [Um dia [39]] antes de [o acidente [24]] , em [a segunda-feira [39]] , 16 , [o avião [12]] também teria apresentado [problemas [10]] a o aterrissar em [Congonhas [21]] , durante o vôo 3215 , procedente de [Belo_Horizonte [36]] ( [Confins [36]] ) , só conseguindo parar [muito próximo de o final de [a pista [38]] [12]] . [O piloto [13]] teria relatado a a torre de controle que [a pista [38]] estava muito escorregadia .
SÃO_PAULO - Para especialistas , a tragédia de o Vôo 3054 não teria acontecido caso o Airbus de a TAM tivesse pousando em Cumbica . Segundo o perito aposentado de o Departamento_de_Segurança_de_Vôo , Roberto_Peterka , mesmo com problemas em [o reverso [11]] , a aeronave teria pousado tranqüilamente . Por ser a pista maior , o piloto não precisaria ter que arremeter , se realmente foi isso que ele fez , e teria espaço maior para a desaceleração , explica . . De_acordo com Peterka , o fato de Congonhas ter uma pista menor não significa uma causa direta para o acidente . Isso não quer dizer que o aeroporto de Congonhas teve influência decisiva em o acidente , conclui . . O especialista também afirma que [o reverso , [11]] apontado como [possível causa [11]] , não pode ser considerado [o vilão de o acidente [11]] . [O reverso [11]] é [um instrumento auxiliar [11]] em a hora de frear o avião , mas não é considerado [fator importante para o pouso [11]] , portanto , mesmo não funcionando , ele poderia ter brecado a aeronave sem problemas , diz . . Um dia antes de o acidente , em a segunda-feira , 16 , o avião também teria apresentado problemas a o aterrissar em Congonhas , durante o vôo 3215 , procedente de Belo_Horizonte ( Confins ) , só conseguindo parar muito próximo de o final de a pista . O piloto teria relatado a a torre de controle que a pista estava muito escorregadia .
SÃO_PAULO - Para especialistas , a tragédia de o Vôo 3054 não teria acontecido caso [o Airbus de a TAM [12]] tivesse pousando em Cumbica . Segundo o perito aposentado de o Departamento_de_Segurança_de_Vôo , Roberto_Peterka , mesmo com problemas em o reverso , [a aeronave [12]] teria pousado tranqüilamente . Por ser a pista maior , o piloto não precisaria ter que arremeter , se realmente foi isso que ele fez , e teria espaço maior para a desaceleração , explica . . De_acordo com Peterka , o fato de Congonhas ter uma pista menor não significa uma causa direta para o acidente . Isso não quer dizer que o aeroporto de Congonhas teve influência decisiva em o acidente , conclui . . O especialista também afirma que o reverso , apontado como possível causa , não pode ser considerado o vilão de o acidente . O reverso é um instrumento auxiliar em a hora de frear [o avião [12]] , mas não é considerado fator importante para o pouso , portanto , mesmo não funcionando , ele poderia ter brecado [a aeronave [12]] sem problemas , diz . . Um dia antes de o acidente , em a segunda-feira , 16 , [o avião [12]] também teria apresentado problemas a o aterrissar em Congonhas , durante o vôo 3215 , procedente de Belo_Horizonte ( Confins ) , só conseguindo parar [muito próximo de o final de a pista [12]] . O piloto teria relatado a a torre de controle que a pista estava muito escorregadia .
SÃO_PAULO - Para especialistas , a tragédia de o Vôo 3054 não teria acontecido caso o Airbus de a TAM tivesse pousando em Cumbica . Segundo o perito aposentado de o Departamento_de_Segurança_de_Vôo , Roberto_Peterka , mesmo com problemas em o reverso , a aeronave teria pousado tranqüilamente . Por ser a pista maior , o piloto não precisaria ter que arremeter , se realmente foi isso que ele fez , e teria espaço maior para a desaceleração , explica . . De_acordo com Peterka , [o fato de Congonhas [38]] ter [uma pista menor [38]] não significa [uma causa direta para o acidente [38]] . [Isso [38]] não quer dizer que o aeroporto de Congonhas teve influência decisiva em o acidente , conclui . . O especialista também afirma que o reverso , apontado como possível causa , não pode ser considerado o vilão de o acidente . O reverso é um instrumento auxiliar em a hora de frear o avião , mas não é considerado fator importante para o pouso , portanto , mesmo não funcionando , ele poderia ter brecado a aeronave sem problemas , diz . . Um dia antes de o acidente , em a segunda-feira , 16 , o avião também teria apresentado problemas a o aterrissar em Congonhas , durante o vôo 3215 , procedente de Belo_Horizonte ( Confins ) , só conseguindo parar muito próximo de o final de [a pista [38]] . O piloto teria relatado a a torre de controle que [a pista [38]] estava muito escorregadia .
SÃO_PAULO - Para [especialistas [1]] , a tragédia de o Vôo 3054 não teria acontecido caso o Airbus de a TAM tivesse pousando em Cumbica . Segundo [o perito aposentado [1]] de o Departamento_de_Segurança_de_Vôo , [Roberto_Peterka [1]] , mesmo com problemas em o reverso , a aeronave teria pousado tranqüilamente . Por ser a pista maior , o piloto não precisaria ter que arremeter , se realmente foi isso que ele fez , e teria espaço maior para a desaceleração , explica . . De_acordo com [Peterka [1]] , o fato de Congonhas ter uma pista menor não significa uma causa direta para o acidente . Isso não quer dizer que o aeroporto de Congonhas teve influência decisiva em o acidente , conclui . . [O especialista [1]] também afirma que o reverso , apontado como possível causa , não pode ser considerado o vilão de o acidente . O reverso é um instrumento auxiliar em a hora de frear o avião , mas não é considerado fator importante para o pouso , portanto , mesmo não funcionando , ele poderia ter brecado a aeronave sem problemas , diz . . Um dia antes de o acidente , em a segunda-feira , 16 , o avião também teria apresentado problemas a o aterrissar em Congonhas , durante o vôo 3215 , procedente de Belo_Horizonte ( Confins ) , só conseguindo parar muito próximo de o final de a pista . O piloto teria relatado a a torre de controle que a pista estava muito escorregadia .
SÃO_PAULO - Para especialistas , a tragédia de o Vôo 3054 não teria acontecido caso o Airbus de a TAM tivesse pousando em Cumbica . Segundo o perito aposentado de o Departamento_de_Segurança_de_Vôo , Roberto_Peterka , mesmo com problemas em o reverso , a aeronave teria pousado tranqüilamente . Por ser [a pista maior [13]] , [o piloto [13]] não precisaria ter que arremeter , se realmente foi isso que [ele [13]] fez , e teria espaço maior para a desaceleração , explica . . De_acordo com Peterka , o fato de Congonhas ter uma pista menor não significa uma causa direta para o acidente . Isso não quer dizer que o aeroporto de Congonhas teve influência decisiva em o acidente , conclui . . O especialista também afirma que o reverso , apontado como possível causa , não pode ser considerado o vilão de o acidente . O reverso é um instrumento auxiliar em a hora de frear o avião , mas não é considerado fator importante para o pouso , portanto , mesmo não funcionando , [ele [13]] poderia ter brecado a aeronave sem problemas , diz . . Um dia antes de o acidente , em a segunda-feira , 16 , o avião também teria apresentado problemas a o aterrissar em Congonhas , durante o vôo 3215 , procedente de Belo_Horizonte ( Confins ) , só conseguindo parar muito próximo de o final de a pista . [O piloto [13]] teria relatado a a torre de controle que a pista estava muito escorregadia .
SÃO_PAULO - Para especialistas , [a tragédia de o Vôo 3054 [24]] não teria acontecido caso o Airbus de a TAM tivesse pousando em Cumbica . Segundo o perito aposentado de o Departamento_de_Segurança_de_Vôo , Roberto_Peterka , mesmo com problemas em o reverso , a aeronave teria pousado tranqüilamente . Por ser a pista maior , o piloto não precisaria ter que arremeter , se realmente foi isso que ele fez , e teria espaço maior para a desaceleração , explica . . De_acordo com Peterka , o fato de Congonhas ter uma pista menor não significa uma causa direta para [o acidente [24]] . Isso não quer dizer que o aeroporto de Congonhas teve influência decisiva em [o acidente [24]] , conclui . . O especialista também afirma que o reverso , apontado como possível causa , não pode ser considerado o vilão de [o acidente [24]] . O reverso é um instrumento auxiliar em a hora de frear o avião , mas não é considerado fator importante para o pouso , portanto , mesmo não funcionando , ele poderia ter brecado a aeronave sem problemas , diz . . Um dia antes de [o acidente [24]] , em a segunda-feira , 16 , o avião também teria apresentado problemas a o aterrissar em Congonhas , durante o vôo 3215 , procedente de Belo_Horizonte ( Confins ) , só conseguindo parar muito próximo de o final de a pista . O piloto teria relatado a a torre de controle que a pista estava muito escorregadia .
SÃO_PAULO - Para especialistas , a tragédia de o Vôo 3054 não teria acontecido caso o Airbus de a TAM tivesse pousando em Cumbica . Segundo o perito aposentado de o Departamento_de_Segurança_de_Vôo , Roberto_Peterka , mesmo com problemas em o reverso , a aeronave teria pousado tranqüilamente . Por ser a pista maior , o piloto não precisaria ter que arremeter , se realmente foi isso que ele fez , e teria espaço maior para a desaceleração , explica . . De_acordo com Peterka , o fato de [Congonhas [21]] ter uma pista menor não significa uma causa direta para o acidente . Isso não quer dizer que [o aeroporto de [Congonhas [21]] [21]] teve influência decisiva em o acidente , conclui . . O especialista também afirma que o reverso , apontado como possível causa , não pode ser considerado o vilão de o acidente . O reverso é um instrumento auxiliar em a hora de frear o avião , mas não é considerado fator importante para o pouso , portanto , mesmo não funcionando , ele poderia ter brecado a aeronave sem problemas , diz . . Um dia antes de o acidente , em a segunda-feira , 16 , o avião também teria apresentado problemas a o aterrissar em [Congonhas [21]] , durante o vôo 3215 , procedente de Belo_Horizonte ( Confins ) , só conseguindo parar muito próximo de o final de a pista . O piloto teria relatado a a torre de controle que a pista estava muito escorregadia .
SÃO_PAULO - Para especialistas , a tragédia de o Vôo 3054 não teria acontecido caso o Airbus de a TAM tivesse pousando em Cumbica . Segundo o perito aposentado de o Departamento_de_Segurança_de_Vôo , Roberto_Peterka , mesmo com [problemas [10]] em o reverso , a aeronave teria pousado tranqüilamente . Por ser a pista maior , o piloto não precisaria ter que arremeter , se realmente foi isso que ele fez , e teria espaço maior para a desaceleração , explica . . De_acordo com Peterka , o fato de Congonhas ter uma pista menor não significa uma causa direta para o acidente . Isso não quer dizer que o aeroporto de Congonhas teve influência decisiva em o acidente , conclui . . O especialista também afirma que o reverso , apontado como possível causa , não pode ser considerado o vilão de o acidente . O reverso é um instrumento auxiliar em a hora de frear o avião , mas não é considerado fator importante para o pouso , portanto , mesmo não funcionando , ele poderia ter brecado a aeronave sem [problemas [10]] , diz . . Um dia antes de o acidente , em a segunda-feira , 16 , o avião também teria apresentado [problemas [10]] a o aterrissar em Congonhas , durante o vôo 3215 , procedente de Belo_Horizonte ( Confins ) , só conseguindo parar muito próximo de o final de a pista . O piloto teria relatado a a torre de controle que a pista estava muito escorregadia .
SÃO_PAULO - Para especialistas , a tragédia de o Vôo 3054 não teria acontecido caso o Airbus de a TAM tivesse pousando em Cumbica . Segundo o perito aposentado de o Departamento_de_Segurança_de_Vôo , Roberto_Peterka , mesmo com problemas em o reverso , a aeronave teria pousado tranqüilamente . Por ser a pista maior , o piloto não precisaria ter que arremeter , se realmente foi isso que ele fez , e teria espaço maior para a desaceleração , explica . . De_acordo com Peterka , o fato de Congonhas ter uma pista menor não significa uma causa direta para o acidente . Isso não quer dizer que o aeroporto de Congonhas teve influência decisiva em o acidente , conclui . . O especialista também afirma que o reverso , apontado como possível causa , não pode ser considerado o vilão de o acidente . O reverso é um instrumento auxiliar em [a hora [39]] de frear o avião , mas não é considerado fator importante para o pouso , portanto , mesmo não funcionando , ele poderia ter brecado a aeronave sem problemas , diz . . [Um dia [39]] antes de o acidente , em [a segunda-feira [39]] , 16 , o avião também teria apresentado problemas a o aterrissar em Congonhas , durante o vôo 3215 , procedente de Belo_Horizonte ( Confins ) , só conseguindo parar muito próximo de o final de a pista . O piloto teria relatado a a torre de controle que a pista estava muito escorregadia .
SÃO_PAULO - Para especialistas , a tragédia de o Vôo 3054 não teria acontecido caso o Airbus de a TAM tivesse pousando em Cumbica . Segundo o perito aposentado de o Departamento_de_Segurança_de_Vôo , Roberto_Peterka , mesmo com problemas em o reverso , a aeronave teria pousado tranqüilamente . Por ser a pista maior , o piloto não precisaria ter que arremeter , se realmente foi isso que ele fez , e teria espaço maior para a desaceleração , explica . . De_acordo com Peterka , o fato de Congonhas ter uma pista menor não significa uma causa direta para o acidente . Isso não quer dizer que o aeroporto de Congonhas teve influência decisiva em o acidente , conclui . . O especialista também afirma que o reverso , apontado como possível causa , não pode ser considerado o vilão de o acidente . O reverso é um instrumento auxiliar em a hora de frear o avião , mas não é considerado fator importante para o pouso , portanto , mesmo não funcionando , ele poderia ter brecado a aeronave sem problemas , diz . . Um dia antes de o acidente , em a segunda-feira , 16 , o avião também teria apresentado problemas a o aterrissar em Congonhas , durante o vôo 3215 , procedente de [Belo_Horizonte [36]] ( [Confins [36]] ) , só conseguindo parar muito próximo de o final de a pista . O piloto teria relatado a a torre de controle que a pista estava muito escorregadia .