CORP - Coreference Resolution for Portuguese

Main Content

[A lista de os chamados exoplanetas , [mundos [2]] [2]] localizados fora_do [o sistema solar [63]] , têm [um extraordinário novo [membro [64]] [64]] . Usando [telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , [6]] [astrônomos [7]] descobriram [um planeta [2]] com [sete vezes [8]] [a massa de Júpiter , o mais pesado de os [9]] que giram em [torno [12]] de [o Sol [13]] , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm [massa semelhante a a de [outros exoplanetas catalogados [65]] [65]] , mas não giram em_torno_de [uma estrela [13]] - na verdade , giram em [torno um [12]] de [o outro [27]] . [O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov [22]] informam a descoberta em a edição de [quinta-feira [32]] de [o serviço online [26]] [Science_Express [26]] , mantido por [a revista [27]] [Science [27]] . É [um par de [irmãos admirável [29]] , cada_um [28]] com cerca_de 1 % de [a massa [9]] de [o Sol [13]] , disse [Jayawardhana [32]] . [A mera existência [33]] é [uma surpresa [33]] , e [a origem [46]] e o destino são [um mistério [48]] . Cerca_de [metade de [as estrelas [37]] de [o tamanho [67]] de [o Sol [13]] [67]] existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de [as anãs marrons [37]] , [corpos pesados [56]] o suficiente para gerar [calor [13]] , mas não o bastante para iniciar [uma reação de [fusão nuclear [44]] [44]] como as estrelas legítimas . em [os últimos cinco anos [46]] , [astrônomos [7]] identificaram [algumas dezenas de [objetos ainda menores que [48]] [64]] [anãs marrons que [49]] [67]] não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de [objetos [48]] de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de [estrelas [37]] . O mais recente , Oph 162225-240515 , é [o primeiro planemo duplo [56]] . Comparando os dados obtidos via [telescópio [6]] com modelos teóricos , [Jayawardhana e Ivanov [32]] [22]] estimaram [a massa de [os componentes [66]] de [o par [66]] [28]] e concluíram que [o planemo duplo [56]] é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de [anos [46]] . Os dois estão separados por [uma distância [46]] de [seis vezes [8]] a que existe entre o [Sol e [13]] Plutão e ficam em o berçário de [estrelas [37]] de Ophiuchus , a 400 anos-luz de [a Terra [2]] . Acredita -se [que [2]] planetas nascem de [as nuvens [35]] de poeira que circulam [estrelas , [anãs marrons [49]] [37]] e , até , alguns planemos que flutuam livres por [o espaço [46]] . Mas é provável [que [46]] estes planemos [irmãos [29]] se formaram juntos , a_partir_de [uma nuvem [35]] de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse [Jayawardhana [32]] . Estamos resistindo a a tentação de chamar [o par de [planeta duplo [62]] [62]] porque ele provavelmente não se formou de o jeito que [os planetas [2]] em [o nosso sistema solar [63]] apareceram , acrescenta Ivanov .
[A lista de os chamados exoplanetas , [mundos [2]] [2]] localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram [um planeta [2]] com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de [a Terra [2]] . Acredita -se [que [2]] planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que [os planetas [2]] em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de [o Sol [13]] , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de [uma estrela [13]] - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de [o Sol [13]] , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de [o Sol [13]] existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar [calor [13]] , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o [Sol e [13]] Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e [a origem [46]] e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em [os últimos cinco anos [46]] , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de [anos [46]] . Os dois estão separados por [uma distância [46]] de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por [o espaço [46]] . Mas é provável [que [46]] estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de [as estrelas [37]] de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de [as anãs marrons [37]] , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de [estrelas [37]] . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de [estrelas [37]] de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam [estrelas , anãs marrons [37]] e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de [quinta-feira [32]] de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse [Jayawardhana [32]] . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , [Jayawardhana e Ivanov [32]] estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse [Jayawardhana [32]] . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de [o outro [27]] . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por [a revista [27]] [Science [27]] . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são [um mistério [48]] . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de [objetos ainda menores que [48]] anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de [objetos [48]] de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , [corpos pesados [56]] o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é [o primeiro planemo duplo [56]] . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que [o planemo duplo [56]] é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm [um extraordinário novo [membro [64]] [64]] . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram [algumas dezenas de objetos ainda menores que [64]] anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de [metade de as estrelas de [o tamanho [67]] de o Sol [67]] existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons [que [67]] não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando [telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , [6]] astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via [telescópio [6]] com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , [astrônomos [7]] descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , [astrônomos [7]] identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com [sete vezes [8]] a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de [seis vezes [8]] a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes [a massa de Júpiter , o mais pesado de os [9]] que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de [a massa [9]] de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em [torno [12]] de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em [torno um [12]] de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . [O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov [22]] informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e [Ivanov [22]] estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de [o serviço online [26]] [Science_Express [26]] , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É [um par de irmãos admirável , cada_um [28]] com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de [o par [28]] e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de [irmãos admirável [29]] , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos [irmãos [29]] se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . [A mera existência [33]] é [uma surpresa [33]] , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de [as nuvens [35]] de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de [uma nuvem [35]] de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar [uma reação de [fusão nuclear [44]] [44]] como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que [anãs marrons que [49]] não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , [anãs marrons [49]] e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar [o par de [planeta duplo [62]] [62]] porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do [o sistema solar [63]] , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em [o nosso sistema solar [63]] apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm [massa semelhante a a de [outros exoplanetas catalogados [65]] [65]] , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram a massa de os componentes de o par e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .
A lista de os chamados exoplanetas , mundos localizados fora_do o sistema solar , têm um extraordinário novo membro . Usando telescópios de o Observatório_Europeu_Sul ( ESO ) , astrônomos descobriram um planeta com sete vezes a massa de Júpiter , o mais pesado de os que giram em torno de o Sol , e outro , com o dobro de esse peso . Ambos os mundos têm massa semelhante a a de outros exoplanetas já catalogados , mas não giram em_torno_de uma estrela - na verdade , giram em torno um de o outro . O pesquisadores Ray_Jayawardhana_e_Valentin_D._Ivanov informam a descoberta em a edição de quinta-feira de o serviço online Science_Express , mantido por a revista Science . É um par de irmãos admirável , cada_um com cerca_de 1 % de a massa de o Sol , disse Jayawardhana . A mera existência é uma surpresa , e a origem e o destino são um mistério . Cerca_de metade de as estrelas de o tamanho de o Sol existem em pares . O mesmo ocorre com um sexto de as anãs marrons , corpos pesados o suficiente para gerar calor , mas não o bastante para iniciar uma reação de fusão nuclear como as estrelas legítimas . em os últimos cinco anos , astrônomos identificaram algumas dezenas de objetos ainda menores que anãs marrons que não estão presos a nenhum sistema estelar , apelidados de objetos de massa planetária , ou planemos , localizados em os arredores de regiões de formação de estrelas . O mais recente , Oph 162225-240515 , é o primeiro planemo duplo . Comparando os dados obtidos via telescópio com modelos teóricos , Jayawardhana e Ivanov estimaram [a massa de [os componentes [66]] de o par [66]] e concluíram que o planemo duplo é jovem em termos cósmicos , com cerca_de um milhão de anos . Os dois estão separados por uma distância de seis vezes a que existe entre o Sol e Plutão e ficam em o berçário de estrelas de Ophiuchus , a 400 anos-luz de a Terra . Acredita -se que planetas nascem de as nuvens de poeira que circulam estrelas , anãs marrons e , até , alguns planemos que flutuam livres por o espaço . Mas é provável que estes planemos irmãos se formaram juntos , a_partir_de uma nuvem de gás em contração que se partiu em duas , como uma estrela binária em miniatura , disse Jayawardhana . Estamos resistindo a a tentação de chamar o par de planeta duplo porque ele provavelmente não se formou de o jeito que os planetas em o nosso sistema solar apareceram , acrescenta Ivanov .