Profa.: Sandra Maria Aluísio
e-mail: sandra@icmsc.sc.usp.br
Aluno: Carlos Alberto Estombelo Montesco
e-mail: cestombe@icmc.sc.usp.br
1. Enunciado do Problema
2. Considerações de AG em prolog
3. Documentação dos predicados
4. Características Necessárias para Resolução
5. Casos de teste do programa
6. Conceitos sob Prolog em Adventure Game
Adventure Game
Introdução
1. Enunciado do Problema
Um AG(Adventure Game) é a simulação de um ambiente real ou imaginário, que o usuário explora com uma meta na mente. É considerado como um tutor, porque interage com o usuário na exploração do ambiente.2. Considerações de AG em prologEste ambiente apresenta informação inicial constituindo-se no estado inicial do ambiente, sendo que ele esta conformado de lugares e coisas com uma posição inicial determinada.
Para o presente caso especifico o ambiente estará constituído com as seguintes características e restrições :
3. Documentação dos predicados do Programa
4. Caracteristicas necessárias para a resolução.
Predicados do Programa Adventure Game main predicado principal init_dynamic_facts, Estes fatos sao tudo sujeito a mudanca o jogo.
Este predicado e chamado quando nanisrch comecalook olhar o ambiente command_loop repete ate o nani e achado ou ate jogador deixaram do Igualar os commandos de entrada com os predicados nanifound, quit Estes sao os predicados que controlam saida do jogo se o jogador levou o Nani, entao a chamada para "have(nani)"va
tenher sucesso e o command_loop completarao.caso contrario falha e command_loop repetirao.nshelp, hint O comando de Ajuda room(office). door(office,hall). Fatos inicias que descrevem o mundo. Quartos e portas nao mudam, assim sao feitos. look olhar lista de coisas em um quarto e as conexoes look_in(Thing) permite para o jogador olhar dentro de uma coisa que pode
contenha outras coisas.take(Thing) objeto pegado permite levar para o jogador. inventory lista de inventario de suas possesoes. puzzle(goto(cellar)) quebra-cabeca(Puzzle) em procura de Nani tem que ver com ir a cellar. respond respond - predicado que escrebe uma mistura de literals e variaveis como parametros get_command Simple interprete de comandos em Ingles. Faz alguma verificacao semantica e permite varios sinonimos. Dentro de um subconjunto restringido de o Ingles. readlist leia uma lista de palavras.
Temos representado os seguintes lugares:
A seguinte figura mostra o proceso para rodar o programa no Win-Prolog
3.300, fazendo uso do predicado main. Apos issto aparecem as condições
definidas para jogar no programa.
Os diferentes lugares onde o jogador pode trasladarse, a sua localização
no ambiente e as coisas que pode observar , são apresentadas na
seguinte figura
Os diversos comandos que o jogador pode utilizar para realizar as ações
na procura de atingir a meta desejada, podem ser vistas na figura a seguir.
A obtenção de Nani
C6. Conceitos sob Prolog em Adventure
Game
Operadores Numéricos
Relacionais
AritméticosEstruturas de Dados
ListasPredicados Incorporados
Entrada e Saída
get0(X) / get(X)Consulta e Inserção
read(X)
put(X)
write(X)
display(X)
nl
tab(X)
skip(X)consult(X)
reconsult(X)
listing(A)
asserta(X) / assertz(X)
retract(X)Negação not(X)Repetição
repeatRegras Gramaticais
Controle de ProgramaBacktracking
Cut
Recursividade
Fail
Combinação Cut - Fail