SMA 301 – Cálculo I

 

Turmas 1 (Matemática) e 3 (Computação)

 

 

Objetivo geral:

 

Tornar familiar aos alunos os conceitos de limite, continuidade, diferenciabilidade e integração de funções de uma variável. 

 

 

Objetivos Específicos:

 

Objetivos da disciplina:

A1-Abordar os conceitos básicos da Matemática superior visando introduzir os conceitos de limite, derivada e integral;

A2-Desenvolver um raciocínio lógico-dedutivo;

A3-Relacionar os conceitos da Matemática básica com a teoria abordada;

A4-Demonstrar e aprofundar os conceitos da Matemática básica.

 

Objetivos do docente:

B1-Introduzir aos estudantes os conceitos de Limite, Derivada e Integral de funções de uma variável real;

B2-Promover a utilização dos conceitos em aplicações simples;

B3-Incentivar os alunos ao desenvolvimento de um raciocínio lógico-matemático.

 

     Objetivos do aluno

         C1-Iniciar o aprendizado de conceitos relativos à Matemática superior;

         C2-Estabelecer relações com os conceitos matemáticos já apreendidos no ensino básico;

C3-Fundamentar o seu aprendizado baseado na lógica matemática;

C4-Obter e organizar dados, visando à busca do entendimento dos novos conceitos e suposições;

         C5-Aplicar o conteúdo abordado em situações práticas.


Programa da disciplina (detalhado):

*  O cálculo e suas aplicações

*  Funções: Operações e Gráficos

*  Funções: polinomiais, racionais, trigonométricas, logarítmicas e exponenciais

*  A noção intuitiva de limite

*  A definição de limite

*  Propriedades do limite

*  Limites laterais

*  Funções Contínuas

*  Introdução: Reta tangente e velocidade instantânea

*  Definição de derivada

*  Relação entre derivada e continuidade

*  Regras de derivação: funções polinomiais, racionais, trigonométricas e logarítmicas.

*  Regra da cadeia

*  A derivada da função inversa: Funções trigonométricas inversas

*  A derivada da função exponencial

*  Acréscimos e diferenciais

*  Derivação implícita

*  Derivadas de ordem superior

*  Taxas relacionadas

*  O teorema do valor médio

*  Funções crescentes e decrescentes

*  Máximos e mínimos

*  Problemas de máximos e mínimos

*  Concavidade e pontos de inflexão

*  Formas indeterminadas e regras de L'Hospital

*  Assíntotas horizontais e verticais

*  Esboço de gráficos de funções

*  Antiderivadas

*  O problema das áreas

*  A integral definida: Propriedades

*  O Teorema Fundamental do Cálculo

*  Integrais indefinidas: Substituição e Partes

*  Definição das funções logarítmicas e exponenciais

*  Propriedades

*  Funções Hiperbólicas

*  Aplicações: Leis de crescimento e decaimento

*  Áreas de regiões planas

*  Volumes de sólidos: Seções Transversais, Métodos dos Discos e dos Anéis, Métodos das Cascas Cilíndricas

*  Substituições trigonométricas

*  Integração de funções racionais

 

 Bibliografia:

Livros textos:

     * GUIDORIZZI, H.L. Um Curso de Cálculo, 5ª Ed., V. 1, Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora.

     * TÁBOAS, P.Z. Cálculo Diferencial e Integral na Reta, Notas de Aulas, ICMC-USP.

 

Complementares:

*  LARSON, R, HOSTETLER, R.P. AND EDWARDS, B.H., Cálculo, V1, 8ª ed, Mc Graw Hill,São Paulo (2006)

*  STEWART, J. Cálculo, V. 1 e 2, 4ª ed., Pioneira, São Paulo, (2001).

*  THOMAS, G.B. Cálculo, V. 1, 10ª ed., Addison-Wesley, São Paulo, (2002).

*  SWOKOWSKI, E.W. Cálculo com Geometria Analítica, V. 1 e 2, 2a. ed., Makron-Books, Rio de Janeiro, (1995).

*  SIMMONS, G.F. Cálculo com Geometria Analítica, V. 1 e 2, Mc Graw-Hill do Brasil, Rio de Janeiro, (1987).


 

 

Avaliações:

Avaliação dessa disciplina será realizada através de

*  3 (três) provas escritas

*  presença às aulas (não apenas fisicamente)

*  participação nos trabalhos em grupo e presença nos plantões de dúvidas

*  entrega de  lista de exercícios durante o semestre

Cada prova escrita terá nota variando entre 0 e  10.0.

A média semestral (MS) será calculada da seguinte maneira:

MS= ( Nota (atividades)+Nota(P1)+2*Nota(P2) +3*Nota(P3) ) / 7.

Nota(atividades)=nota correspondente aos itens que formam a avaliação e não são as provas escritas.

Para ser considerado aprovado, o aluno deverá obter média maior ou igual a 5.0 e freqüência superior a 70%.

Caso o aluno tenha perdido alguma prova por qualquer motivo (inclusive doença), fará a prova substitutiva.  Caso o aluno não tenha perdido nenhuma prova, ele poderá usar a prova substitutiva para substituir uma, e somente uma, das três provas realizadas com seu respectivo peso, de modo que obtenha a melhor média.

Datas das avaliações:

 

Primeira avaliação (P1):  13/04 –segunda-feira  (turma 3)

                                          15/04 – quarta-feira (turma 1)       

 

Segunda avaliação(P2):  20/05 –quarta-feira (turmas 1 e 3) 

 

Terceira avaliação (P3):  19/06 –sexta-feira (turma 3)

                                           22/06 – segunda-feira (turma 1) - TRANSFERIDA PARA DIA 29/06 (segunda-feira)                         

 

Prova substitutiva:         29/06 –segunda-feira *(turmas 3) 

                                  03/07 – sexta-feira* (turma 1) -  local: sala 4-005

                                                                                   Início: 9hs     

  

******Prova de Recuperação:  22/07 – quarta-feira * (turmas 1 e 3)  - ATENÇÃO PARA O LOCAL E HORÁRIO:

                                                                                                       sala 5-103 do ICMC às 14 hs.        ******

                                                                                                      

 

*******a matéria das provas substitutivas e de recuperação será a matéria toda desenvolvida no curso. ********

 

 

Notas, Provas e Atividades:

 

Turma 1

Notas das provas

Presença nos grupos de estudos e nas aulas

 

 

Turma 3

Notas das Provas

Presença nos Grupos de Estudo

 

 

Critério de aprovação após recuperação (do ICMC):

 

 O aluno que obteve média semestral (MS) entre 3,0 e 4,9 poderá se submeter a prova de recuperação, cuja nota (MR) será utilizada para o calculo da média final (MF) da seguinte maneira:

 

MF=5, se 5 < = MR < = 10 - MS;

MF = (MS + MR) / 2, se MR > 10 – MS

MF = MS, se MR < 5.

 

 


 

Atendimentos e aulas de exercícios:

Atendimento docente às quartas-feiras, das 13:15 às 14:15, na sala 4-138 do ICMC.

Trabalho em Grupo:

Terças-feiras, das 19:30 as 21 hs, na sala 3-011 (turma 1), com Graziele. Não haverá trabalho em grupo no dia 19. Ele será substituído pelo plantão de dúvidas, a partir das 19:30 na sala 3-011.

Terças-feiras, das 19:00 as 21 hs, na sala 5-001 (turma 3), com Renato (para os alunos que optaram por esse dia ou aqueles que eventualmente não possam comparecer na quarta-feira) -- veja aqui a lista dos alunos. Não haverá trabalho em grupo no dia 19. Ele será substituído pelo plantão de dúvidas, a partir das 19:00 na sala 5-001.

Quartas-feiras, das 16:30 as 18 hs, na sala 5-104 (turma 3), com Renato.

Plantão de dúvidas:

Quintas-feiras, das 19:30 as 21 hs na sala 3-011 (turma 1)- sala de atendimento de todos os monitores do SMA.

Quintas-feiras, das 19:30 as 21 hs na sala 5-101 (turma 3) com Renato (sala de atendimento de todos os monitores PAE do ICMC).

 

Material on line:

§         Apostila de Cálculo I - Federson & Planas

§         Motivação

§         Listas de exercícios

§         Lista do Grupo de Estudos em Cálculo: 11/03; 18/03; 24/03; 31/03; 22/04; 28/04; 05/05; 12/05; 26/05; 02/06; 09/06; 16/06;

§         Material sobre integrais impróprias

§         Material sobre fórmula de Taylor de grau n