grafos:conexidad

Definição

Um grafo G é dito conexo se não for vazio e se, para todo par de vértices distintos u,vV(G) distintos, existir um caminho entre eles. Um grafo que não é conexo é dito desconexo.

O grafo abaixo por exemplo é um grafo conexo:

E o pŕoximo, é um exemplo de grafo desconexo:


Mas como determinar se um dado grafo G qualquer, é conexo ou não?

Teorema

Um grafo G=(V,A) é desconexo se, e somente se, seu conjunto de vértices V puder ser particionado em dois conjuntos disjuntos e não-vazios, V1 e V2, de forma que não exista uma aresta com uma extremidade em V1 e outra extremidade em V2.

Demonstração

[] Suponhamos que G seja desconexo e mostremos que existe uma partição de V, V1 e V2, tal que não existe uma aresta com uma extremidade em V1 e outra extremidade em V2.

Seja então G um grafo desconexo. Precisamos encontrar uma partição de V que satisfaça a propriedade acima. Considere um vértice vV qualquer. Forme o conjunto V1 com todos os vértices de V que estejam ligados a v por um caminho.

Como G é desconexo, V1 não contém todos os vértices de G. Assim os vértices restantes formam um conjunto não-vazio V2, e não existe nenhuma aresta de G com uma extremidade em V1 e outra em V2. Portanto V1 e V2 formam a partição desejada.

[] Suponhamos que exista uma partição de V, V1 e V2, tal que não existe uma aresta com uma extremidade em V1 e outra extremidade em V2 e mostremos que G é desconexo.

Considere dois vértices arbitrários v,wV tais que vV1 e wV2. Não pode existir nenhum caminho entre v e w, pois se existisse, haveria uma aresta com uma extremidade em V1 e outra em V2. Portanto se uma tal partição existe o grafo é desconexo.

Definição

As componentes conexas de um grafo G são seus pedaços que são isoladamente conexos. Assim sendo, as componentes conexas de G são subgrafos de G que são conexos.

Na imagem abaixo, 456 e 689 são exemplos de componentes conexas.


Referências

  • grafos/conexidad.txt
  • Última modificação: 2023/09/22 09:21
  • por 127.0.0.1