grafos:arvgraph

Definição: Floresta e Árvore

Classicamente, um grafo acíclico, que não contém nenhum ciclo, é chamado de Floresta. Assim, uma floresta é um grafo que também não possui ciclos como subgrafos, de modo que suas componentes conexas são chamadas Árvores.

Os vértices de grau 1 em uma árvore são suas folhas, os outros são seus vértices internos. Toda árvore não trivial possui uma folha. Considere, por exemplo, as extremidades de um caminho mais longo. Este pequeno fato costuma ser útil, especialmente em provas de indução sobre árvores: se removermos uma folha de uma árvore, o que resta ainda é uma árvore.


Teorema

Um grafo $G$ é uma árvore se, e somente se, existir um e apenas um caminho entre cada par de vértices.

Demonstração: $(\Rightarrow)$ Se $G$ é uma árvore, então, por definição, $G$ é conexo e sem circuitos. Como $G$ é conexo, então existe um caminho entre cada par de vértices. Precisamos mostrar que este caminho é único. Vamos supor que existam dois caminhos distintos entre um par de vértices. Ora, se existem dois caminhos distintos entre um par de vértices então a união destes caminhos contém um circuito. Mas por hipótese, o grafo não possui circuitos, portanto existe apenas um caminho entre cada par de vértices.

$(\Leftarrow)$ Vamos mostrar que se existe um, e apenas um, caminho entre cada par de vértices, então $G$ é uma árvore. Como existe um caminho entre cada par de vértices, temos que $G$ é conexo. Vamos supor que $G$ contenha um circuito. A existência de um circuito no grafo implica que existe pelo menos um par de vértices $a, b$ tais que existem dois caminhos distintos entre $a$ e $b$. Mas por hipótese existe um e apenas um caminho entre cada par de vértices e portanto o grafo não tem circuitos. Por definição, um grafo conexo e sem circuitos é uma árvore

Definição

Uma árvore na qual podemos distinguir um determinado vértice, denominado vértice raiz, é chamada de árvore enraizada.

Observemos, por exemplo, as árvores de 4 vértices abaixo são enraizadas.

Em geral, o vértice raiz aparece naturalmente com a aplicação que o grafo representa. Além disso, uma árvore não enraizada é chamada de árvore livre.

Se representarmos uma árvore enraizada com o vértice raiz posicionado na parte superior da figura, podemos definir níveis na árvore. Considere, por exemplo, a seguinte árvore enraizada:

Dizemos que o vértice raiz, $c$, está no nível zero; os vértices $b$ e $d$ no nível $1$; os vértices $a$ e $e$ no nível $2$; os vértices $f , g, h$ e $i$ no nível $3$; e $j, k, l$ e $m$ no nível $4$.


Definição: Nível e Altura

O nível de um vértice $x$ em uma árvore enraizada é igual à distância entre o vértice raiz e o vértice $x$.

A altura de uma árvore enraizada é o comprimento do maior caminho existente na árvore a partir do vértice raiz.


Veja também:

Para mais informações sobre este tópico acesse também: Árvores e Florestas: Primeiras definições e algumas equivalências.

Referências

  • grafos/arvgraph.txt
  • Última modificação: 2023/02/18 17:17
  • por 127.0.0.1