Tabela de conteúdos

Funções

Definição: Função Contínua

(Versão local) Sejam $(X, \Omega )$ e $(Y, \rho )$ espaços topológicos, $f:X \rightarrow Y$ uma função e o ponto $x \in X$. Dizemos que $f$ é uma função contínua no ponto $x$ se, para toda vizinhança $V$ de $f(x)$ existe uma vizinhança $W$ de $x$ tal que $f[W] \subset V$.

Obs.: $f$ é contínua se é contínua em todos os pontos de seu domínio.

(Versão global) Sejam $(X, \Omega )$ e $(Y, \rho )$ espaços topológicos e $f:X \rightarrow Y$ uma função. Dizemos que $f$ é uma função contínua se, para toda vizinhança $V$ de $Y$, temos que $f^{-1}[V]$ é aberto em $X$ (i.e, $\forall V \in \rho$, $f^{-1}[V] \in \Omega$).

Corolário: Se $X$ é separável e existe uma função sobrejetora e contínua $f:X \rightarrow Y$, então $Y$ é separável. Imagem contínua de um domínio separável é separável.

Definição: Espaço da sequência convergente

Chama-se de espaço da sequência convergente o conjunto $\mathbb{N} \cup \{ \infty \}$ com a topologia gerada pelos conjuntos:
a) $\{n\}, n \in \mathbb{N}$;
b) $\{ \infty \} \cup A$, em que $A \in \mathbb{N}$ e $\mathbb{N} \setminus A$ é finito.

Desta forma, um conjunto contendo $ \infty $ é aberto se, e somente se, apenas uma quantidade finita de elementos de N não pertence a ele.

Definição: Extensão de uma função

Dados $(X, \Omega )$, $(Y, \rho )$ espaços topológicos, o conjunto $A \in X$, e as funções $f:A \rightarrow Y$ e $g:X \rightarrow Y$, diz-se que $g$ é uma extensão de $f$ se $g(a)=f(a)$ para todo $a \in A$.

Definição: $(X, \Omega)$ espaço topológico satisfaz $T_{3_{1/2}}$ se para todo $x \in X$ e para todo $F \subset X$ fechado tal que $x \notin F$ existe $f: X \rightarrow [0,1]$ contínua tal que $f(x) = 0$ e $f[F] - \{1\}$. Se $(X, \Omega)$ é $T_1$ e $T_{3_{1/2}}$, dizemos que é um espaço completamente regular.