grafos:ncromplano

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
grafos:ncromplano [2022/06/26 17:44] felipegrafos:ncromplano [2022/06/27 19:31] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 6: Linha 6:
  
 ===== Soluções parciais ===== ===== Soluções parciais =====
 +
 +Até hoje não se sabe a resposta exata mas sabemos, com certeza, que $5\le\chi(\mathbb{R}^2)\le7$.
 +
 +A seguir, mostraremos como são encontradas essas limitações para $\chi(\mathbb{R}^2)$.
 +
 +----
  
 === Limitantes Superiores === === Limitantes Superiores ===
Linha 19: Linha 25:
 {{ :grafos:tilingpontos.png?300 |}} {{ :grafos:tilingpontos.png?300 |}}
  
-Seguindo esta mesma ideia, Hadwiger conseguiu mostrar que uma construção similar é possível com hexágonos regulares de diâmetro  $d:\underset{\underset{0,77}{\approx}}{\frac{4\sqrt{3}}{9}}<d<1$. Agora, notamos que o número cromático do plano é menor ou igual a 7 (construção de Hadwiger).+Seguindo esta mesma ideia, Hadwiger conseguiu mostrar que uma construção similar é possível com hexágonos regulares de diâmetro  $d:\underset{\underset{0,77}{\approx}}{\frac{4\sqrt{3}}{9}}<d<1$. Agora, notamos que o número cromático do plano é menor ou igual a 7 (construção de Hadwiger), como vemos abaixo.
  
 {{ :grafos:hextilingpontos.png?300 |}} {{ :grafos:hextilingpontos.png?300 |}}
 +
 +----
  
 === Limitantes Inferiores === === Limitantes Inferiores ===
Linha 27: Linha 35:
 Para mostrar que $k$ é um limitante inferior, basta exibir um grafo no plano que não seja $(k-1)$-colorível. Para mostrar que $k$ é um limitante inferior, basta exibir um grafo no plano que não seja $(k-1)$-colorível.
  
-Os primeiros casos são, de certa forma, triviais. A primeira prova mais sofisticada surge somente onze anos após a formulação do problema. Os irmãos Moser criaram o que ficou conhecido como //Moser spindle//.+{{ :grafos:altmoser.png?300|}} 
 + 
 +Os primeiros casos são, de certa forma, triviais. A primeira prova mais sofisticada surge somente onze anos após a formulação do problema. Os irmãos Moser criaram o que ficou conhecido como //Moser spindle//, ilustrado ao lado. 
  
-{{ :grafos:altmoser.png?300 |}} 
  
 Quase sessenta anos depois da descoberta dos Moser, em 2018, um biólogo --- autoproclamado matemático amador --- faz um novo avanço no problema. Com assistência da programação, Aubrey de Grey começa a montar grafos com alta "densidade spindle" e os colorir com algorítmos computacionais. Quase sessenta anos depois da descoberta dos Moser, em 2018, um biólogo --- autoproclamado matemático amador --- faz um novo avanço no problema. Com assistência da programação, Aubrey de Grey começa a montar grafos com alta "densidade spindle" e os colorir com algorítmos computacionais.
Linha 37: Linha 47:
 Os esforços de Aubrey foram de muita ajuda pois, em 2019, Marijn Heule usa os trabalhos do biólogo para gerar derivações dos grafos que também não são 4-coloríveis mas possuem menos vértices. O progresso mais recente de Heule foi de um grafo com apenas 510 vértices. Os esforços de Aubrey foram de muita ajuda pois, em 2019, Marijn Heule usa os trabalhos do biólogo para gerar derivações dos grafos que também não são 4-coloríveis mas possuem menos vértices. O progresso mais recente de Heule foi de um grafo com apenas 510 vértices.
  
-Num período de menos de um ano, Jaan Parts refina ligeiramente o então menor grafo não 4-colorível. Novamente replicando as técnicas de de Grey, Parts consegue exibir um grafo com 509 vértices.+Num período de menos de um ano, Jaan Parts refina ligeiramente o então menor grafo não 4-colorível. Novamente replicando as técnicas de de Grey, Parts consegue exibir um grafo com 509 vértices. Abaixo vemos o grafo de Heule com 517 vértices --- apenas para fins ilustrativos. 
 + 
 +{{ :grafos:517.png?600 |}}
  • grafos/ncromplano.1656276246.txt.gz
  • Última modificação: 2022/06/26 17:44
  • por felipe