grafos:conexidad

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
grafos:conexidad [2023/01/24 16:24] – edição externa 127.0.0.1grafos:conexidad [2023/09/22 09:21] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 1: Linha 1:
-===== Conexidade ===== +===== O Grafo Conexo =====
-==== O Grafo Conexo ====+
  
-<WRAP round box 60%>+<WRAP round box 80%>
 === Definição === === Definição ===
-Um grafo $G$ é dito [[.defConexo|conexo]] se, para todo par de vértices distintos $u,v \in V(G)$ distintos, existir um [[.defCaminho|caminho]] entre eles. Um grafo que não é conexo é dito desconexo.+//Um grafo $G$ é dito conexo se não for vazio e se, para todo par de vértices distintos $u,v \in V(G)$ distintos, existir um [[.defCaminho|caminho]] entre eles. Um grafo que não é conexo é dito desconexo.//
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 15: Linha 14:
 {{:grafos:graph_14_.png?300|}} {{:grafos:graph_14_.png?300|}}
  
-Mas como determinar se um dado grafo $G$ qualquer, é conexo ou não? Podemos usar o seguinte Teorema:+\\ 
 + 
 +Mas como determinar se um dado grafo $G$ qualquer, é conexo ou não?
  
 <WRAP round box 90%> <WRAP round box 90%>
 === Teorema === === Teorema ===
-Um grafo $G(V, A)$ é desconexo se, e somente se, seu conjunto de vértices $V$ puder ser particionado em dois conjuntos disjuntos e não-vazios, $V_1$ e $V_2$, de forma que não exista uma aresta com uma extremidade em $V_1$ e outra extremidade em $V_2$.+//Um grafo $G=(V, A)$ é desconexo se, e somente se, seu conjunto de vértices $V$ puder ser particionado em dois conjuntos disjuntos e não-vazios, $V_1$ e $V_2$, de forma que não exista uma aresta com uma extremidade em $V_1$ e outra extremidade em $V_2$.//
 </WRAP> </WRAP>
  
 <WRAP round box 100%> <WRAP round box 100%>
 == Demonstração == == Demonstração ==
-$[]$ Suponhamos que $G$ seja desconexo e mostremos que existe uma partição de $V$, $V_1$ e $V_2$, tal que não existe uma aresta com uma extremidade em $V_1$ e outra extremidade em $V_2$. +$[\Rightarrow]$ Suponhamos que $G$ seja desconexo e mostremos que existe uma partição de $V$, $V_1$ e $V_2$, tal que não existe uma aresta com uma extremidade em $V_1$ e outra extremidade em $V_2$. 
  
 Seja então $G$ um grafo desconexo. Precisamos encontrar uma partição de $V$ que satisfaça a propriedade acima. Considere um vértice $v ∈ V$ qualquer. Forme o conjunto $V_1$ com todos os vértices de $V$ que estejam ligados a $v$ por um caminho.  Seja então $G$ um grafo desconexo. Precisamos encontrar uma partição de $V$ que satisfaça a propriedade acima. Considere um vértice $v ∈ V$ qualquer. Forme o conjunto $V_1$ com todos os vértices de $V$ que estejam ligados a $v$ por um caminho. 
Linha 30: Linha 31:
 Como $G$ é desconexo, $V_1$ não contém todos os vértices de $G$. Assim os vértices restantes formam um conjunto não-vazio $V_2$, e não existe nenhuma aresta de $G$ com uma extremidade em $V_1$ e outra em $V_2$. Portanto $V_1$ e $V_2$ formam a partição desejada. Como $G$ é desconexo, $V_1$ não contém todos os vértices de $G$. Assim os vértices restantes formam um conjunto não-vazio $V_2$, e não existe nenhuma aresta de $G$ com uma extremidade em $V_1$ e outra em $V_2$. Portanto $V_1$ e $V_2$ formam a partição desejada.
  
-$[]$ Suponhamos que exista uma partição de $V$, $V_1$ e $V_2$, tal que não existe uma aresta com uma extremidade em $V_1$ e outra extremidade em $V_2$ e mostremos que $G$ é desconexo. +$[\Leftarrow]$ Suponhamos que exista uma partição de $V$, $V_1$ e $V_2$, tal que não existe uma aresta com uma extremidade em $V_1$ e outra extremidade em $V_2$ e mostremos que $G$ é desconexo. 
  
 Considere dois vértices arbitrários $v,w ∈ V$ tais que $v ∈ V_1$ e $w ∈ V_2$. Não pode existir nenhum caminho entre $v$ e $w$, pois se existisse, haveria uma aresta com uma extremidade em $V_1$ e outra em $V_2$. Portanto se uma tal partição existe o grafo é desconexo. Considere dois vértices arbitrários $v,w ∈ V$ tais que $v ∈ V_1$ e $w ∈ V_2$. Não pode existir nenhum caminho entre $v$ e $w$, pois se existisse, haveria uma aresta com uma extremidade em $V_1$ e outra em $V_2$. Portanto se uma tal partição existe o grafo é desconexo.
Linha 37: Linha 38:
 </WRAP> </WRAP>
  
-==== Componente Conexa ====+===== Componente Conexa =====
  
-<WRAP round box 60%>+<WRAP round box 80%>
 === Definição === === Definição ===
-As **componentes conexas** de um grafo $G$ são seus pedaços que são isoladamente [[.defConexo|conexos]]. Assim sendo, as componentes conexas de $G$ são [[.subgrafos| subgrafos]] de $G$ que são conexos.+//As **componentes conexas** de um grafo $G$ são seus pedaços que são isoladamente [[.defConexo|conexos]]. Assim sendo, as componentes conexas de $G$ são [[.subgrafos| subgrafos]] de $G$ que são conexos.//
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 48: Linha 49:
 {{ :grafos:compcon.png }}  {{ :grafos:compcon.png }} 
  
 +----
 <WRAP round info 100%> <WRAP round info 100%>
 === Referências === === Referências ===
   * Valeriano A. de Oliveira, Socorro Rangel, Silvio A. de Araújo.[[https://www.ibilce.unesp.br/Home/Departamentos/MatematicaAplicada/docentes/socorro/grafosconexos.pdf|"Teoria dos Grafos: Grafos Conexos"]] .2002-2013. Acesso em 16/09/2022.   * Valeriano A. de Oliveira, Socorro Rangel, Silvio A. de Araújo.[[https://www.ibilce.unesp.br/Home/Departamentos/MatematicaAplicada/docentes/socorro/grafosconexos.pdf|"Teoria dos Grafos: Grafos Conexos"]] .2002-2013. Acesso em 16/09/2022.
 </WRAP> </WRAP>
  • grafos/conexidad.1674588255.txt.gz
  • Última modificação: 2023/01/24 16:24
  • por 127.0.0.1