===== Jogo $\mathsf G_1(\mathsf{\Omega_x}, \mathsf{\Omega_x})$ ===== Provavelmente você vai querer dar uma olhada nos resultados da [[lista:enumerabilidade|lista de enumerabilidade]] e na [[lista:sequencias|lista de sequências]]. Denotamos por $\mathsf{G_1}(\mathsf A, \mathsf B)$ o seguinte jogo entre os jogadores I e II. A cada rodada $n \in \omega$, temos: * O jogador I escolhe $\mathcal C_n \in \mathsf A$; * O jogador II escolhe $C_n \in \mathcal C_n$. Dizemos que o jogador II venceu o jogo se $\{C_n: n \in \omega\} \in \mathsf B$. Seja $(X, \tau)$ espaço topológico e seja $x \in X$. Denotamos por $\mathsf{\Omega_x} = \{A \subset X: x \in \overline A\}$. Assim, o jogo $\mathsf{G_1}(\mathsf{\Omega_x}, \mathsf{\Omega_x})$ é tal que, a cada rodada, o jogador I escolhe um conjunto que tem $x$ em seu fecho e o jogador II escolhe um ponto deste conjunto. O jogador II vence se os pontos escolhidos tiverem $x$ em seu fecho. **~~#~~** Seja $x \in X$ tal que $x$ admite uma base local enumerável. Mostre que o jogador II tem uma estratégia vencedora no jogo $\mathsf{G_1}(\mathsf{\Omega_x}, \mathsf{\Omega_x})$. Seja $(X, \tau)$ um espaço topológico. Dizemos que $x \in X$ tem {{entry>tightness / enumerável; tightness enumerável}} se, para qualquer $A \subset X$ tal que $x \in \overline A$, temos que existe $A' \subset A$ enumerável tal que $x \in \overline{A'}$. **~~#~~** Mostre que, se o jogador I não tem estratégia vencedora no jogo $\mathsf{G_1}(\mathsf{\Omega_x}, \mathsf{\Omega_x})$, então $x$ tem tightness enumerável. Sejam $(X, \tau)$ um espaço topológico e $x \in X$. Chamamos de {{entry>jogo/vizinhança-ponto; jogo vizinhança-ponto}} o seguinte jogo entre os jogadores I e II. A cada rodada $n \in \omega$, o jogador I escolhe $V_n$ um aberto tal que $x \in V_n$. Então o jogador II escolhe $x_n \in V_n$. No final do jogo, dizemos que I venceu a partida se $x \in \overline{\{x_n: n \in \omega\}}$. **~~#~~** Mostre que se o jogador I tem uma estratégia vencedora no jogo vizinhança-ponto, então o jogador II tem uma estratégia vencedora no jogo $\mathsf G_1(\mathsf \Omega_x, \mathsf \Omega_x)$. **~~#~~** Mostre que se o jogador I tem uma estratégia vencedora no jogo $\mathsf G_1(\mathsf \Omega_x, \mathsf \Omega_x)$, então o jogador II tem uma estratégia vencedora no jogo vizinhança-ponto. **~~#~~** Seja $\sigma$ uma estratégia para o jogador II no jogo vizinhança-ponto. Mostre que $x \in \overline{\{\sigma(V): x \in V\text{ e $V$ é aberto}\}}$. **~~#~~** Seja $\sigma$ uma estratégia para o jogador II no jogo vizinhança-ponto. Sejam $V_1, ..., V_n$ vizinhanças abertas de $x$. Mostre que $x \in \overline{\{\sigma(V_1, ..., V_n, V): x \in V \text{ e $V$ é aberto}\}}$. **~~#~~** Mostre que se o jogador II tem uma estratégia vencedora no jogo vizinhança-ponto, então o jogador I tem uma estratégia vencedora no jogo $\mathsf G_1(\mathsf \Omega_x, \mathsf \Omega_x)$. **~~#~~** Seja $\sigma$ uma estratégia para o jogador II em $\mathsf G_1(\mathsf \Omega_x, \mathsf \Omega_x)$. Mostre que existe $V$ vizinhança aberta de $x$ tal que para qualquer $y \in V$ existe $A \in \Omega_x$ tal que $y = \sigma(A)$. **~~#~~** Mostre que se o jogador II tem uma estratégia vencedora no jogo $\mathsf G_1(\mathsf \Omega_x, \mathsf \Omega_x)$, então o jogador I tem uma estratégia vencedora no jogo vizinhança-ponto. Quando acontece uma situação como a descrita acima, em que as estratégias se invertem de um jogador para o outro entre dois jogos (I tem estratégia vencedora em um se, e somente se, II tem no outro etc.) dizemos que os jogos são {{entry>jogos/duais;duais}}. Este resultado é inspirado no resultado apresentado na lista [[lista:pontoaberto|Os jogos ponto-aberto e finito-aberto]]. Uma versão mais geral da dualidade acima pode ser encontrada [[http://arxiv.org/abs/1405.4929|aqui]], no Teorema 3.10.