// --------------------------------------------- // Algoritmo, em pseudo-codigo, que le 3 numeros // a, b e c e calcula as raizes da equacao de // segundo grau ax^2 + bx + c = 0. // Toma o cuidado de nao permitir que a seja // igual a 0 e que delta seja negativo. // --------------------------------------------- Algoritmo Bhaskara2 Var real: a,b,c,delta,x1,x2; Inicio escreva("Digite os valores de a, b e c do polinomio: ax^2 + bx + c: "); leia(a,b,c); se (a == 0) entao escreva("Valor invalido para a, meu querido..."); senao delta <- b*b - 4*a*c; se (delta < 0) entao escreva("Raizes nao pertencentes aos reais! :("); senao delta <- sqrt(delta); x1 <- (-b+delta)/(2*a); x2 <- (-b-delta)/(2*a); escreva("As raizes do polinomio sao: ", x1, " e ", x2); fim-se fim-se Fim // --------------------------------------------- // Versao do algoritmo em linguagem C. // --------------------------------------------- #include #include int main() { float a,b,c,delta,x1,x2; printf("Digite os valores de a, b e c do polinomio: ax^2 + bx + c:\n"); scanf("%f %f %f", &a, &b, &c); if (a == 0) { printf("\nValor invalido para a, meu querido...\n"); } else { delta = b*b - 4*a*c; if (delta < 0) { printf("Raizes nao pertencentes aos reais! :(\n"); } else { delta = sqrt(delta); x1 = (-b+delta)/(2*a); x2 = (-b-delta)/(2*a); printf("As raizes do polinomio sao: %f e %f\n", x1, x2); } } return(0); }